terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Modular XYZ

Olho constantemente para esse origami e fico bugado hahahaha. Bem interessante. Farei algum dia hahaha. Foram usados 6 (ou 3) quadrados. Façam com um papel mais resistente.
Boas dobraduras!



Rosa Dei Venti por Paolo Bascetta

O mundo do origami é infinitamente vasto. Dá para se fazer de tudo. Animais, bonecos, casas... Mas os Kusudamas são para mim a melhor coisa que há hahaha, já falei várias vezes isso, mas reforço continuamente! Entretanto, não me prendo somente aos 'kusu', gosto de fazer várias outras formas também. E essa Estrela que achei na internet, meu Deus! haha Muito bonita.
Façam do jeito que está na imagem, um cor intercalando a outra. Foram usados oito quadrados.
Boas dobraduras, galera!


"Bialbero di Natale" por Francesco Guarnieri

O Natal já está bem perto e você já preparou a decoração de casa? Não?! Ainda dá tempo. Olha só esse origami que achei. Uma árvore de natal toda de origami. Muito bonita.
Na imagem, foram usados quadrados de papel, dos tamanhos: 11, 13, 15, 17, 19 e 21 cm. 
Mas, quanto mais quadrados forem usados, a peça fica mais bonita. Quando as peças estiverem prontas, é só ir conectando-as, uma em cima da outra.
Bem, boas dobraduras!






Kusudama "IvaMia" por Andrey Hechuev

O papel é algo de EXTREMA IMPORTÂNCIA no Kusudama (e no Origami em geral). Aqui no Brasil, o papel específico para origami ainda é concentrado em algumas lojas no centro de importantes ou médias cidades, fazendo com que várias pessoas não tenham o acesso a ele. Na minha cidade Maravilhosa (Belém do Pará), há várias lojas relacionadas ao origami e à cultura japonesa em geral (O Pará foi destino de grandes imigrações japonesa em séculos passados). No centro da cidade, no bairro do Comércio, há lojas específicas para papéis, inclusive para papéis de origami. Mas esses papéis são tão importantes assim, Gabriel?! São sim senhor/senhora. Eles possuem uma gramatura adequada para dobraduras, não são muito duros, nem muito moles, isso sem falar nas cores e estampas, é uma mais perfeita do que a outra *-*! MAS.... Caso você seja uma das pessoas que não tem acesso à esse tipo de papel, há muitos outros que podem ser usados para o origami e kusudamas, e dão resultados muito bons também. Como exemplo disso, hoje posto o kusudama IvaMia de criação de Andrey Hechuev. Olha só como o papel realçou e muito a peça final:
 Viu só como o papel específico ajuda bastante?! Mas caso você não tenha acesso ou dinheiro, você pode fazê-lo, através da pintura ou mesmo da impressão.
Agora vamos ao diagrama:
Nota: Todas as fotos foram tiradas, novamente, do site "www.goorigami.com"














quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Kusudama "Primrose" por Natalia Romanenko

Ahhhhhhhhhhhhh! Esse kusudama! <3. Primrose é uma espécie de flor, e seu nome, lembra-me a personagem Primrose Everdeen da trilogia Jogos Vorazes (The Hunger Games), nome dada à ela em homenagem à flor (É necessário frisar que fui essa semana ver o último filme - A Esperança: O Final Parte 2 - nos cinemas, e foi maravilhoso! Não vou contar spoilers pois não gosto de receber, então não vou dizer, hahahaha! Só posso falar que o filme foi o máximo, Katniss sambou no Snow, na Coin também, e recomendo!) Bem, voltando ao kusudama... Este aqui é mais complicado. São necessários 50 quadrados. 50 GABRIEL?! Isso, meu (minha) caro (a), 50. Mas calme lá. 30 são do módulo propriamente dito, e os 20 são do encaixe final, bem simples. Para os 30 do módulo, usem quadrados de 7,5 cm e para os 20 do encaixe, use quadrados de 5 cm, ou similar. 
Todas as fotos foram obtidas, novamente, do "goorigami.com" e do "kusudama.info". A montagem dele é um pouco complicada, principalmente as últimas peças e, se os módulos não forem dobrados corretamente, vão ficar desconectando das outras partes toda hora. Por isso, sugiro que a mediade que você vá encaixando, passe uma gota de cola, para firmar.
As Russas estão com tudo! Hahahaha. Bem, Boas dobraduras, origamers! Qualquer dúvida, só mandar mensagem. Até a próxima! ;)
 Módulo do encaixe (20 peças de 5 cm)


 Módulo do kusudama (30 peças de 7,5 cm):




















Waltz Sonobe por Maria Sinayskaya

A Arte de dobrar é uma verdadeira terapia. Principalmente no que tange aos kusudamas. Fazê-los traz uma paz interior e uma felicidade e prazer ao ver a peça finalizada. Gosto dos kusudamas que são feitos com 30 peças. Passo noites a fio montando os módulos e juntando os pedaços para formar o kusudama. O Waltz Sonobe, da Maria Sinayskaya, é muito bonito. Ainda não tive oportunidade de fazê-lo, mas irei algum dia, rs. A peça fica bem mais bonita e atraente quando feita com papéis coloridos. São necessários 30 quadrados.
Boas dobraduras!

Kusudama "Passiflora" por Ekaterina Lukasheva

O goorigami.com é um site formidável de origami. Há diversos kusudamas, sonobes, e vários tipos de origamis. A maioria são da Ekaterina. Uma origamer MA-RA-VI-LHO-SA! Criadora de diversos kusudamas. Entre eles, está o Passiflora, que possuem várias versões (o I, o II, o III e o IV). Estou postando o diagrama do IV, mas a ilustração é do IV! Entretanto, eles são semelhantes, então vocês podem dobrar pelo diagrama que irá ficar quase a mesma coisa, só um detalhe aqui e ali...
Indico um papel bicolor e resistente. São necessários 30 quadrados e não precisa colar.
Boas dobraduras!




terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A História do Kusudama

Bem, como ainda não postei nada sobre a origem dessa bela experiência de vida, decidi postar! haha.
O termo "Kusudama" vem do japonês "Kusu" que é remédio e "Dama" que é "bola", e é um origami modular, ou seja, precisa de várias peças para formar uma final. em tempos antigos, o Kusudama era usado como um objeto de guardar ervas aromáticas e remédios.
Além de elementos decorativos, os kusudama também são associados, no arquipélago, a eventos comemorativos, como o internacionalmente conhecido Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – celebrado anualmente no mês de julho (no Brasil, comemora-se o festival no bairro da Liberdade em São Paulo) – além de inaugurações, formaturas, casamentos, etc.
Os kusudama de Tanabata também podem ser chamados de fukinagashi (flâmulas), preservando o formato similar dos originais chineses, enfeitados com flores e com tiras de papel (tanzaku) penduradas. A criação dos famosos kusudama do Tanabata Matsuri de Sendai, província de Miyagi (que também podem ser apreciados no Festival das Estrelas da Liberdade), é atribuída ao comerciante da cidade de Ichibanchô, Kengoro Mori, que, em 1946, se inspirou na beleza das dálias de seu jardim para confeccionar, em papel, enfeites tão vistosos, que acabaram sendo adotados para o Tanabata de sua região.
Quando utilizados para eventos comemorativos, os kusudama ganham o nome de waridama (wari = waru = partir, cortar), pois são “partidos” ao meio, como uma espécie de balão surpresa, soltando tiras e confetes coloridos de papel e, no meio do balão partido, vê-se a mensagem relacionada ao festejo dependurada. Dependendo da comemoração, o kusudama pode ganhar formatos variados, abrindo-se em forma de sino ou coração, para casamentos, ou quaisquer outras formas que lembrem os homenageados.
Atualmente, o kusudama está espalhado pelo mundo todo, inspirando inúmeras pessoas, dentre elas eu hahaha, a iniciarem essa verdadeira terapia. Fazer kusudama não é somente um passatempo, mas sim uma experiência de vida; acalma, relaxa, dá prazer para a alma. Além disso, não precisa ser um expert para fazer kusudamas, qualquer pessoa pode fazê-lo, seja criança, jovem ou idoso. Claro que existem os mais fáceis e os mais complexos. Logicamente que nas primeiras peças surgirão dúvidas e muita vontade de desistir, ou porquê a peça não saiu 'bonita' ou porquê não conseguiu encaixar; isso é normal, e faz parte do aprendizado, mas continue tentando. A persistência só faz com que a habilidade aumente, e o resultado? Peças extraordinárias!
Minha Maravilhosa Madrinha ensinou-me o meu primeiro kusudama (e origami) Electra, e desde então, minha paixão só aumenta. Precisei deixar um pouco de lado devido ao vestibular e provas, mas o origami ainda é muito presente na minha vida e convido vocês a participarem também, seguindo essa experiência única na vida que funciona como uma verdadeira Terapia! Hahaha, espero não ter sido muito longo. Boas dobraduras!
Créditos: Wikipedia.pt


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Kusudama "Little Roses"

Olá origamers! Estou inspirado hoje, hahaha. Este é o Kusudama Little Roses. Pequenas Rosas na tradução livre. Nunca fiz, até porquê estou sem tempo até de dormir, mas espero fazê-lo um dia. Nesse, são usados retângulos. É só fazer um quadrado e cortar no meio. Fica muito bonito com papel bicolor. Boas dobraduras!